Skip to main content
search

As três áreas de concentração possuem laboratórios equipados para suprir a demanda em pesquisas de cada área. Esses laboratórios são compartilhados com outras áreas.

Área experimental

A UFPel conta com cerca de 600 ha localizada no Centro Agropecuário da Palma, distribuídos em áreas experimentais de fruticultura, pastagens, controle de plantas daninhas, arroz irrigado, milho, soja, sorgo, campos e florestas nativas, silvicultura, gado leiteiro, suinocultura e apicultura. O DFs possui duas áreas experimentais, uma para culturas de sequeiro com 4,5 ha e outra com arroz irrigado com 9,4 ha, sendo o parque de máquinas completo para a instalação de experimentos de campo e aulas práticas.

Casas de vegetação e Estufas

Os grupos de pesquisa do Programa têm a disposição quatro casas-de-vegetação com cobertura plástica com 80 m² cada uma, todas com bancadas e duas sistema de irrigação.  Também se dispõe da estrutura de casas de vegetação da Embrapa Clima Temperado.

Salas de Aula

1) Salas de aulas completas com projetores e acomodações.

2) Salas de aulas práticas de Fitopatologia e Entomologia com Lupas e microscópios.

Museus

1) Museu de Entomologia – possui área de 30 metros quadrados, com sistema de condicionamento e desumidificação de ar, salas de curadoria, preparo e manuseio das coleções, 1 microcomputador, 1 impressora, 2 microscópios esterioscópios e 1 microscópio ótico. Possui mais de 30 mil exemplares, destacando-se como o maior acervo da região Sul do Brasil em Lepidoptera, Coleoptera, Hemiptera e Orthoptera. Em 2017 toda a coleção entomológica didática utilizada em aulas praticas da graduação e pós graduação foi renovada.

2) Museu de Fitopatologia – possui área de 30 metros quadrados, conta com cerca de 1.500 espécimens, (excicatas e exemplares conservados em líquido), representando 811 doenças em 263 espécies vegetais do Rio Grande do Sul e do País, especialmente as culturas de interesse econômico. O Catálogo atualizado foi recentemente publicado pela Editora da UFPel.